Dia 18 – TELEGRAMA VS. “ECOGRAMA”

Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra! Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres. Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio. Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome. Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.”
Salmo 100

Não é provável que você já teve a necessidade de enviar um telegrama. Mas nos dias que antecederam a mensagens de e-mail, telefone e texto, a melhor maneira de enviar uma mensagem urgente para alguém era por telegrama. Tantas vezes abordamos a oração como se estivéssemos enviando um telegrama. Rapidamente disparamos uma lista de nossas necessidades, desejos e pedidos a Deus e, em seguida, sobre os negócios do nosso dia.

Para muitos de nós, nossa vida de oração não consiste em mais do que dizer a Deus sobre os nossos problemas, necessidades e situações. É como se nós estivéssemos enviando um “lamentograma” descrevendo as nossas necessidades de oração em detalhes e se lamentando sobre o que precisa acontecer para fazermos isso direito. Podemos até dar a Ele uma linha do tempo que precisa ser concluída até que todos possam estar bem com o mundo, ou então achamos que isso é parte do problema. Isso muitas vezes leva à frustração, não só em qualquer situação que estamos enfrentando, mas também na nossa vida de oração, porque sentimos que Deus não está nos ouvindo ou desistiu de nós por algum motivo.

Ao invés de abordarmos a oração como se fosse um telegrama [ou “lamentograma”], devemos tentar vê-la mais como um “ecograma”. Você já viu uma foto dos Alpes Suíços? Fileira após fileira de belas montanhas cobertas de neve que se erguem majestosamente até o céu. É um lugar onde você pode andar fora de sua casa, colocar as mãos em forma de concha em torno de sua boca, gritar palavras e ouvi-las ecoadas de volta para você. Isso é exatamente como a nossa vida de oração deve ser vista, nossas orações devem ser ecos do que Deus nos ensina através da Sua Palavra e através da liderança do Espírito Santo. A Palavra de Deus afirma que temos que “entrar por suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor” (Salmo 100:4). Quando oramos, devemos começar nossa oração com louvor, porque com um coração de adoração e gratidão, as palavras de vida começarão a fluir.

Comece dizendo a Deus o que Ele significa para você, cante louvores, e em breve você verá que a sua terrível situação se tornará muito menor na presença do seu Deus poderoso. Em Atos, Paulo e Silas estavam mais focados em louvar a Deus do que clamar para serem libertos da prisão. E, como resultado: De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram” (Atos 16:26). Paulo e Silas sabiam o poder que há no louvor, e os ecos de seus louvores produziram um mover de Deus!

Quando você ora, suas palavras também devem ecoar as palavras e os ensinamentos das Escrituras. Suas orações de louvor podem soar um pouco como o Salmo 96: Porque o Senhor é grande e digno de todo louvor, mais temível do que todos os deuses!” Recite um salmo, palavra por palavra é um ótimo jeito para começar quando você sente que não tem nada pelo que louvá-Lo. Os Salmos são simplesmente uma coleção de orações e canções de louvor e adoração a Deus, e é bom consultá-los quando você precisar de um lembrete de como você pode agradecer-Lo. Eventualmente, enquanto você faz isso cada vez mais, os salmos, naturalmente, virão à sua mente quando você orar e se tornarão ecos das palavras de Deus para você se voltar para Ele.

Quando você entrar continuamente Suas portas,  na sala do trono da graça, o seu coração vai começar a ecoar no coração do Pai. Quanto mais tempo você gasta em Sua presença e na Sua Palavra, mais semelhante a Ele você se tornará e mais vezes você vai experimentar a Sua natureza amorosa. Sua presença ultrapassa qualquer necessidade que você pode trazer em seu tempo de oração e essa necessidade logo perde a cor em comparação com Aquele que te ama. Quando você aprende a parar de se concentrar em tratar a oração como um telegrama [ou “lamentograma”] e em vez disso tratá-la como “ecograma”, oraando a Palavra e coração de Deus, suas orações e sua vida serão transformadas!

 

Andando com Deus pela avenida da oração, nós adquirimos algo de Sua semelhança, e, inconscientemente, nós nos tornamos testemunhas para os outros de Sua beleza e Sua graça.” E.M. Bounds

 

ORAÇÃO
Pai, eu quero trocar minha vida pela Tua. Mostra-me como estabelecer qualquer plano ou agenda que eu possa ter e receber a Ti. Ensina-me a saber quando eu orei tudo o que o Senhor me pediu e quando eu preciso continuar. Que meu coração seja um eco do Teu. Em nome de Jesus, amém.

 

ATIVAÇÃO
Você só pode ecoar algo que você já ouviu antes. Mergulhe na Palavra de Deus e escute a Sua voz.

Uma maneira para que essa troca ocorra é orar as Escrituras em voz alta e colocar seu nome nelas. Por exemplo: Pois Deus não deu a       (seu nome)           espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” (2 Timóteo 1:7).

Cante, dance, fique em silêncio e não diga nada, leia a Palavra, agradeça a Deus em seu diário pela oração respondida.

Siga seu coração e peça a Deus para lhe dar formas criativas de mostrar o seu amor por Ele. Tente começando e terminando seu dia listando três coisas pelas quais você é grato.

Para um estudo mais aprofundado: Gênesis 1:27, Mateus 6:33, Marcos 10:35-45, Filipenses 2:1-11.

Uma resposta em “Dia 18 – TELEGRAMA VS. “ECOGRAMA”

Deixe um comentário