Dia 25 – O PRINCÍPIO DO ALCE

“Pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”
Efésios 6:12

Todo outono, grupos de alce macho do Alasca se juntam e lutam pelo domínio durante a época de reprodução. Eles literalmente vão cabeça contra cabeça, seus chifres esmagadores e enormes juntos, enquanto eles colidem e atacam uns aos outros. Às vezes seus chifres, de um alce apenas são quebrados na luta. Sem chifres, a derrota é inevitável. No final, o alce com os chifres maiores e mais fortes é o que triunfa na batalha.

Aqui está o que há de mais interessante sobre isso. A força dos chifres de um alce vem de uma dieta saudável do verão, quando o alce está continuamente comendo. Depois de outono chega, um alce nada pode fazer para fortalecer seus chifres. Assim, a batalha que é travada no outono é realmente vencida no verão! O alce que sempre come a melhor dieta acaba sendo o mais forte e melhor preparado para uma vitória garantida. Aqueles que não se preparam, comendo muito bem acabam com chifres mais fracos, com menos força e são, em última instância, derrotados.

Há uma valiosa lição que nós, como crentes, podemos aprender com este exemplo. Batalhas espirituais vão aparecer no seu caminho. É inevitável. O nosso adversário, Satanás, está constantemente à espreita procurando um momento oportuno para atacar. Você não pode escapar dele ou ignorá-lo. O objetivo de Satanás é fazer com que Deus pareça pequeno e cada situação pareça insolúvel. João 10:10 diz que o nosso inimigo está à espreita, pronto para roubar, matar e destruir.” E João 8:44 diz: “Ele [Satanás] foi homicida desde o princípio.” O diabo quer destruir sua família, atacar a sua saúde, acabar com sua carreira, matar os seus sonhos, retirar o seu valor, ele quer aniquilar você completamente.

A questão é: você será vitorioso ou você vai acabar indo embora derrotado? Assim como um alce precisa estar em constante estado de preparação antes da batalha pela ingestão de alimentos que vai construir a sua força, nós como cristãos precisamos estar em constante estado de preparação para as batalhas espirituais que enfrentamos todos os dias através da construção de nossa força pela oração contínua, obediência e meditação na Palavra de Deus.

Não é fácil, porém. 1 Pedro 5:8 nos adverte: “Fique alerta! Cuidado com o seu grande inimigo, o diabo. Ele anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar.” Então, como vamos ficar alerta? Orando! Nos dias da igreja primitiva de Atos, os discípulos descobriram um princípio-chave espiritual que ainda é verdade para nós hoje: e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra” (Atos 6:4). Eles sabiam que não podiam se dar ao luxo de se cansarem e desanimarem em suas vidas de oração, porque a guerra espiritual é sempre uma preparação.

Aqui está a boa notícia: Quando você está em um estado constante de sintonia com Deus e escuta, crê e obedece ao que Ele está dizendo a você, Ele vai levar você à vitória! Na verdade, Ele mesmo garante a nossa vitória. Romanos 8 diz: Se Deus é por nós, quem será contra nós?Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou (Romanos 8:31, 37).

Vencer a batalha é tão simples como perguntar ao Capitão dos Exércitos o que Ele quer que você faça e depois fazê-lo! A fim de lutar e vencer, precisamos de Sua estratégia celestial, de Sua cartilha. Precisamos nos encontrar com Ele não só para receber o plano de batalha, mas também para receber força (2 Samuel 22:40, Jó 12:13). Não há nenhum substituto para passar tempo com Deus através da oração e permanecer em Sua Palavra. Não há outra maneira de ganhar a batalha.

Enquanto você se envolve em oração, peça a Deus por Sua força e sabedoria. Ele já lhe deu “autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo” (Lucas 10:19). Tudo que você precisa fazer para acessar esse poder e autoridade é ficar ligado e permanecer nEle (João 15:1-7). Enquanto você permanece em oração, alimentando o seu espírito, Deus está aumentando os seus chifres, preparando-o para o dia de você vir cabeça contra cabeça com o Inimigo.

 

“Quando se trata de lidar com uma luta no natural, muitas vezes o melhor conselho é simplesmente fuja… mas você não pode fazer isso no campo espiritual. Querendo ou não, você está envolvido em uma luta espiritual… mas aqui está a boa notícia: Deus está na luta com você!” Robert Morris

 

ORAÇÃO
Pai, obrigado por me mostrar como se preparar para batalhas espirituais, por Te ouvir e desenvolver a minha força através da oração contínua. O Senhor forneceu as armas que eu preciso para derrotar o inimigo, assim como Jesus o derrotou por meio da cruz. Sua Palavra diz que eu não conheço os seus planos. Obrigado por me dar a Tua direção, sabedoria, força e poder para derrotar Satanás e suas forças. Ajuda-me a lembrar de perguntar o que o Senhor deseja que eu faça e sempre ouvir, crer e obedecer. Obrigado porque eu posso estar totalmente confiante do resultado porque o Senhor me deu Sua estratégia celestial. Em nome de Jesus, amém.

ATIVAÇÃO
Ore e peça a Deus para prepará-lo para as batalhas espirituais vindo ao seu caminho.
Leia livros sobre guerra espiritual, como o devocional Gateway, A Batalha, e  a série O Caminho do Guerreiro, de Graham Cooke.

Para um estudo mais aprofundado: Salmo 46:1-2, Salmo 144:1; Provérbios 4:23; Naum 1:7, Mateus 12:29, Romanos 8:37, Tiago 4:7.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s