Dia 10 – A ORAÇÃO SEM RESPOSTA

“Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!”
Salmos 150:6

Lembro-me de ver como uma mãe e um pai, ainda curtindo a emoção do nascimento de seu novo bebê, tomou seu precioso filho em seus braços. Este menino doce estava enfrentando uma montanha de problemas físicos, e havia várias cirurgias e dificuldades no seu futuro. Contudo, no meio do que parecia ser uma situação desesperadora e desanimadora, sua mãe exclamou: “Cada uma de minhas orações foi respondida!”

Muitos de nós olhamos para a gravidade de sua situação e questionamos aquilo que ela está nos dizendo. Mas Deus olhou para o coração daquela mãe e sabia que aquela declaração foi feita a partir de um poço de fé, porque ela havia entrado em uma parceria de confiança com Ele. As coisas podem não ter sido do jeito que ela tinha planejado, mas ela compreendeu que Deus estava no controle de tudo o que acontece conosco.

As coisas nem sempre funcionam do jeito que esperamos, oramos e acreditamos. A Bíblia conta a história de um bom, sábio e rico homem chamado Jó, que sofreu terrível tragédia: Ele perdeu todas as suas riquezas. Todos os seus dez filhos foram mortos. E ele desenvolveu uma doença de pele grave e dolorosa. No entanto, através de tudo isso, Jó percebeu que a sua confiança em Deus não deveria depender do que estava acontecendo com ele. Em Jó 1:20, ele gritou: “Louvado seja o nome do Senhor!” A razão pela qual Jó poderia louvar ao Senhor é porque ele entendeu que para louvar a Deus não dependia de suas circunstâncias. Jó não adorou a Deus por suas circunstâncias infelizes; Ele adorou a Deus por causa da Sua natureza imutável.
Só porque Deus nos direciona a orar de uma determinada maneira não significa que as nossas orações vão ser respondidas da maneira que esperamos. Não muito tempo atrás, eu estava orando por uma bela mulher piedosa cuja vida estava sendo ameaçada por uma doença repentina e fatal. Como a família e amigos se colocaram diante de seu leito de hospital e oraram por cura, começamos a sentir a confirmação em nosso espírito que ela seria curada. No entanto, apesar da nossa fé e clamores ao Senhor, o seu coração parou de bater, e ela entrou na presença de Deus. Muitos dos que oraram por sua cura lutaram de um lugar de quebrantamento e dor, perguntando a Deus por que suas orações ficaram sem respostas. Começamos a questionar a Deus. Nós não podíamos encontrar as respostas. Eles tinham feito tudo o que podiam. Então, Deus começou a falar. Ele havia respondido. Ele Se revelou, Ele havia resgatado Sua filha e a trouxe para casa para estar com Ele! A paz começou a preencher o vazio, e nós sabíamos que Ele era bom e Sua vontade era perfeita.
Jó também teve de reconhecer a soberania de Deus e reconhecer Sua autoridade e poder para fazer o que Lhe agrada. Romanos 8:28 nos diz: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Tudo o que temos a fazer é confiar em Deus e pedir a Ele força e conforto em tudo o que venhamos enfrentar. Em Sua Palavra, Deus promete que Ele nunca nos deixará nem nos abandonará.
Em vez de questionarmos a Deus sobre as orações que não foram respondidas da maneira que esperávamos, precisamos pedir ao Pai uma maior compreensão de Sua soberania. Certamente, devemos sempre orar pelos outros e por nós mesmos, querendo, esperando e esperando que Deus responda. No entanto, a fim de liberar completamente a Deus em nossas vidas de oração, devemos entender que não é tanto pelo que oramos, mas sim a quem estamos orando. A chave para compreender a oração sem resposta é viver e orar com um coração rendido e, finalmente, com confiança na bondade, grandeza, amor e fidelidade do nosso Deus.

“Só porque Ele não responde não significa que Ele não Se importa. Alguns dos maiores presentes de Deus são orações sem respostas.” Garth Brooks

ORAÇÃO
Pai, não me deixes ficar impaciente quando não vejo as respostas que eu anseio para as minhas orações. Ajuda-me a buscar a Tua vontade e não a minha. Quando a resposta vier de uma maneira diferente do que eu esperar, abra meu coração e minha mente para as novas facetas de quem Tu és. Ajuda-me a ficar firme, sabendo que Tu és um Deus amoroso e soberano. Em nome de Jesus, amém.

ATIVAÇÃO
Memorize o Salmo 150. Estes versículos vão encher o seu coração e orações com louvor.
Mostre a Deus os questionamentos que você tem em seu coração sobre orações não respondidas, e ouça a Sua resposta.
Ore por uma compreensão da plenitude e soberania de Deus.

Para um estudo mais aprofundado: Jó 1:20-21, Jó 42:1-17, Salmo 150:1-6.

Anúncios

Uma resposta em “Dia 10 – A ORAÇÃO SEM RESPOSTA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s