Dia 6 – A ORAÇÃO HONESTA

“Ouve, Senhor, a minha justa queixa; atenta para o meu clamor. Dá ouvidos à minha oração, que não vem de lábios falsos.”
Salmos 17:1

Você sabia que é impossível mentir para Deus? Ele é onisciente; conhece tudo. Ele conhece seus pensamentos antes mesmo de você dizê-los. Ele conhece seus sentimentos antes mesmo de você os expressar. Essa qualidade de onisciente torna incrivelmente simples de falar honestamente com Deus na oração.
Depois de entregar uma mensagem difícil em Nínive, Jonas certamente não estava com medo de dizer a Deus exatamente como ele se sentia. Apesar de não ser da melhor forma, Jonas foi honesto com o Senhor sobre a sua frustração quanto a resposta misericordiosa do Senhor ao povo de Nínive. A Bíblia registra a conversa desta maneira: “Mas Jonas ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se. Ele orou ao Senhor: “Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende. Agora, Senhor, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver”. O Senhor lhe respondeu: “Você tem alguma razão para essa fúria?” Jonas saiu e sentou-se num lugar a leste da cidade. Ali, construiu para si um abrigo, sentou-se à sua sombra e esperou para ver o que aconteceria com a cidade.” (Jonas 4:1-5). Em outras palavras, Jonas saiu e ficou furioso depois de Deus o corrigiu.
Não é uma coisa linda de se ver, mas muitas vezes é algo bem familiar. Todos nós nos encontramos nesses lugares de sermos  forçados além da nossa capacidade de compreender, e fugir parece ser a melhor opção. Naqueles tempos, a melhor opção era o diálogo honesto com o nosso Pai. Ele não vira as costas para nós. Ele nos envolve na conversa e nunca é ofendido por uma conversa honesta. Em vez disso, Ele a usa para nos dar uma visão, e até mesmo direção para trazer a mudança.
Há outros momentos em que a honestidade com Deus pode ser muito diferente. Em Lucas, um fariseu convidou Jesus para ir à sua casa. Enquanto Ele estava lá, uma mulher (aff… uma pecadora!) teve a coragem de vir à Ele e não apenas tocá-Lo, mas também de lavar Seus pés para expressar seu amor por ele.
Lucas 7 nos diz: “Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume. Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: “Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’.” (Lucas 7:37-39). Ela também foi aberta e honesta em sua comunhão com Jesus. Ela não se conteve, embora pessoas próximas foram criticá-la. Jesus acolheu a sua honestidade e amor enquanto ela lavava seus pés.
Jonas chegou a Deus com raiva, não entendendo a direção que Ele queria que ele fosse. Uma mulher veio a Ele abertamente, com uma adoração honesta. O Senhor honrou ambos, o profeta irritado e a pecadora arrependida. A um deu instrução e direção; ao outro deu o perdão do pecado. Para os dois, Ele deu o Seu entendimento, compaixão e resposta amável. Deus quer que você venha a Ele com tudo. Venha a Ele com seu amor, louvor, adoração e ação de graças, mas também venha a Ele com as suas perguntas, frustrações, decepções, dúvidas e incredulidade. Ele é grande o suficiente para tudo isso, basta ser honesto com Ele.

“Não há buraco tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo.” Corrie Ten Boom

ORAÇÃO
Pai, eu Te agradeço porque eu posso ser verdadeiro contigo, porque eu não preciso me esconder atrás da “religiosidade”, mas eu posso derramar e abrir o meu coração para Ti com honestidade. Tu me recebes quando eu venho com amor e quando eu venho gritando por uma resposta. Tua resposta é sempre a mesma: Tu me amas. Ajuda-me a Te conhecer como um Pai amoroso que entende minhas limitações humanas e está sempre ali de braços abertos para abraçar o minhas feridas, meus questionamentos e meu amor. Em nome de Jesus, amém.

ATIVAÇÃO
Quando você não entender uma situação ou uma conseqüência, não tenha medo de dizer ao seu Pai celestial, e então espere a resposta dEle.
Entenda que o Pai já conhece seus pensamentos mais profundos. Às vezes, ser honesto com Ele ajuda a levar você a ser honesto consigo mesmo.
Saiba que não há condenação em Cristo. Durante o seu tempo de oração, você pode estar convicto de mudar alguma coisa, mas você nunca vai ser condenado. É aí que reside a liberdade de ser honesto.

Para um estudo mais aprofundado: Salmo 5:1-3, Isaías 55:8-9, 2 Timóteo 2:22.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s