Dia 16 – O RITMO DO ESPÍRITO SANTO

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
Mateus 11:28-30

 

A batida constante de um metrônomo, sentado no parapeito da janela suavemente ressoa em toda a minha sala de oração. Eu me encontro frequentemente cativado por esse ritmo consistente. Ele acalma minha alma, mente e espírito e traz uma paz suave para o lugar onde eu entro em oração.

Um metrônomo é descrito como “um treinador de ritmo para manter um ritmo constante, usado para medir e regular.” Enquanto eu pensava sobre isso, eu notei um peso sobre o braço do metrônomo que pode ser levantado ou abaixado para ajustar o andamento, o ritmo. Naquele momento, eu ouvi Deus sussurrar para mim: “O Espírito Santo é o seu metrônomo. Ele ensina você a medir e passear a sua vida ao Meu ritmo. O ritmo deve acelerar ou desacelerar, dependendo do que Ele diz.” Após essa constatação, a minha oração tornou-se uma declaração e uma promessa para sintonizar meu ouvido a Deus, a fim de viver em Seu ritmo não forçado e perfefeito.

Todos nós precisamos do ritmo perfeito do Espírito Santo. Muitos de nós, quer seja um adolescente, estudante universitário, jovem casado, pai, profissional ou avós, nos encontramos numa corrida contra o tempo. Estamos limitados a 24 horas de um dia e 7 dias de uma semana, e muitas vezes parece não ser suficiente. Tornamo-nos cada vez mais ocupado, nós multiatarefados, sobrecarregados. É um estilo de vida que leva ao estresse e termina com a gente aos pés do Senhor novamente, clamando por ajuda e Lhe implorando para desacelerar o ritmo de vida.

Assim como nossas vidas hoje, houve muitas vezes durante o ministério de Jesus que Ele precisava ficar sozinho. Ele precisava se afastar das multidões de pessoas e do ritmo frenético da vida para gastar tempo com Deus. Lucas 5:16 diz: Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava.” Ele precisou realinhar-se com o Pai, acalmar Seu espírito e ouvir a Deus.

Encontre o seu lugar para se retirar, poderia ser tão simples como fechar os olhos e concentrar-se nEle. Poderia ser em seu carro ou escritório. É qualquer lugar físico ou espiritual onde você pode se encontrar com Deus no meio de sua vida agitada. Quando você começar a se retirar, você começará a experimentar novas formas de ouvir a voz de Deus. E enquanto você vai se alinhando com Deus, você vai começando a se mover no Seu ritmo.

A vida pode ser movimentada e aparentemente incontrolável, mas com o Espírito Santo como nosso guia, podemos reservar momentos para estar a sós com Deus. Esses momentos fazem toda a diferença. Uma vez que você sincronizar seu ritmo com o dEle, você encontrará o Espírito Santo parando você durante a sua vida cotidiana. No meio de um dia agitado, você vai recuar na Sua presença e sair revigorado e pronto. Basta ouvir o tique-taque constante de Seu metrônomo.

 

“Eu tenho tanta coisa para fazer que eu passo várias horas em oração antes e me torbo capaz de fazer.” John Wesley

 

ORAÇÃO
Senhor, eu sei que o Teu ritmo é o ritmo perfeito. Eu sei que a única maneira de eu poder dar conta da minha agenda agitada é gastando tempo contigo. Ajuda-me a encontrar o ritmo do Espírito Santo para a minha vida. Parar meu dia-a-dia, me lembrar do Teu poder, e deixa-me encontrar esse lugar onde eu possa viver livremente contigo. Em nome de Jesus, amém.

ATIVAÇÃO
Ore pelo que o ritmo de Deus em sua vida.
Retire-se para o seu lugar com Deus.
Grave a sua impressão. Deus pode dar-lhe uma imagem, escritura, palavra ou direção. Anote-as.
Responda sempre ao que Deus falar.

Para um estudo mais aprofundado: Êxodo 29:44, Deuteronômio 28:2; Habacuque 2:2, Mateus 6:6.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s