Dia 3 – ONDE A ORAÇÃO COMEÇA

“Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor “
Salmos 100:4

Como você acha que Deus é? Se você acha difícil a resposta para esta pergunta, você pode querer olhar primeiro para suas orações, porque o modo que você ora revela como você vê a Deus. Se tudo o que você faz é pedir a Deus para conceder seus desejos e necessidades, provavelmente você está vendo Ele como uma espécie de gênio mágico. Se você sempre se aproxima dEle com uma atitude de vergonha e indignidade por causa de seus erros, você pode estar vendo Ele como ímpio e sem perdão. E se você não passa um tempo orando, provavelmente é porque você não acha que Ele esteja ouvindo a todos.
No entanto, quando você tem uma visão correta de Deus, você pode louvá-Lo por quem Ele é, entrar pela porta, em Sua presença e viver uma vida dinâmica de oração. Salmo 100 deixa isso claro quando nos diz para “entrar por suas portas com ações de graças; entrar em seus átrios com louvor” (Salmo 100:4). O louvor é a chave para entrar na presença de Deus. E uma vez que a oração é um ato de vir diante do Senhor e gastar tempo em Sua presença, o louvor é também a chave para a oração.
Jesus nos mostrou isso na Oração do Senhor. Ele começou e terminou a oração com as declarações de louvor e adoração. Mateus 6:9 começa com “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome”, e o versículo 13 fecha a oração com “Teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.” O louvor e a oração estão conectados e interligados, não podem ser separados um do outro. O louvor e a adoração preparam nossos corações para se comunicar com Deus e ouvi-Lo através da oração.
Hebreus 4:16 nos diz: “aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança.” Você está se aproximando ao trono com ousadia através da oração? Você ora como alguém que realmente conhece a Deus em um nível pessoal próximo? Se não, tente fazer do louvor a fundação de suas orações.
Mas antes que você realmente possa louvar a Deus, você tem que primeiro saber quem Ele é e como Ele é. Após o salmista nos instruir a “entrar em seus átrios com louvor” no versículo 4 do Salmo 100, ele nos diz o porque no versículo 5: “Porque o Senhor é bom e seu amor dura para sempre; sua fidelidade de geração em geração.” Por que o autor do Salmo 100 está louvando a Deus? Porque ele sabe que Deus é bom! Ele sabe que o amor de Deus nunca acaba. Ele está confiante de que Deus é sempre fiel. E você está?
Se quando orando você sente como uma luta, ou mesmo impossível, se concentrar em quem Deus é. Lembre-se que Ele te ama. Lembre-se que Ele enviou Seu Filho para morrer por você. Olhe para todas as coisas que Ele fez por você pessoalmente (muitos salmos falam de refletir sobre como o Senhor tem abençoado você no passado para te lembrar de Sua bondade). Gaste tempo pensando nEle e tudo de bom que vem dEle. Quando você começar a ter uma revelação no seu coração de “Entrai por suas portas com ações de graças; entrai em seus átrios com louvor” (Salmo 100:4) e de quem Deus é, você não será capaz de conter o seu louvor. Isso irá transboradar naturalmente de um coração agradecido. E enquanto você agradece a Deus e O louva, você pode entrar em Sua presença com alegria e orar com sinceridade. Comece suas orações com louvor e adoração e vá com ousadia diante do Seu trono em oração!

“É no processo de ser adorado que Deus se comunica aos homens a Sua presença.” C.S. Lewis

ORAÇÃO
Senhor, eu sei que Tu és tão bom. Teu amor dura para sempre. Me salvaste e fizeste tantas coisas boas por mim que eu não posso pagar, mas Te louvo. Que minhas orações a Ti estejam sobre uma base de louvor e adoração. Em nome de Jesus, amém.

ATIVAÇÃO
Leia os Salmos. Encontre um ou dois que fale com você e diga-os de forma audível como parte de suas orações.
Antes de orar, coloque sua música de adoração favorita e passe o tempo simplesmente louvando a Deus.
Escreva uma lista de coisas que Deus fez por você no passado e agradeça a Ele.

Para um estudo mais aprofundado: Salmo 28:6, Salmo 71:8, Salmo 100:1-5, Salmo 148:1-14, Salmo 150:1, Hebreus 2:12, Hebreus 4:16.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s