Dia 7 – O PONTO DE OBEDIÊNCIA

“Minha pomba que está nas fendas da rocha, nos esconderijos, nas encostas dos montes, mostre-me o seu rosto, deixe-me ouvir a sua voz; pois a sua voz é suave, e o seu rosto é lindo.”
Cânticos 2:14

Anos atrás, eu estava em uma reunião de oração e nós estávamos cantando a canção de adoração,”Ouvi o Senhor Chamar o Meu Nome”. Enquanto cantávamos, eu tive a percepção de que Deus podia e pode falar comigo. Este ponto importantíssimo na época era o início de minha aventura pessoal em aprender a ouvir a voz de Deus. Ne época, este ponto importantíssimo era o início de minha aventura pessoal em aprender a ouvir a voz de Deus.
Ouvir Deus falar conosco é algo que todos nós almejamos e é importante para nossa caminhada cristã, mas às vezes isso pode parecer algo difícil e confuso. Talvez você sinta como se nunca fosse ser capaz de ouvir a Sua direção ou Sua voz. Pode parecer que isso é só para pastores, seminaristas ou anciãos. Mas isso não é verdade.
Minha busca para ouvir Deus começou com muita dúvida. Eu estava cercado por pastores e outros cristãos que diziam: “Deus me disse” ou “Deus disse”, o que me fez questionar se eu realmente poderia ouví-Lo. Mas enquanto eu orava, João 10:27 me veio à mente: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz”. Eu sabia que eu tinha um relacionamento com Deus, então isso significava que eu era uma de Suas ovelhas… Eu podia ouvir a Sua voz! Eu não precisava de um diploma teológico. Isso era simples, Suas ovelhas ouvem a Sua voz. Imediatamente, eu confessei a minha dúvida e descrença ao Senhor, e Ele mudou a minha audição para sempre.
Uma das queixas mais comuns de quem está aprendendo a ouvir Sua voz, e também daqueles que a tem ouvido por décadas, é distinguir entre os sentimentos internos e voz de Deus. Quantas vezes nos perguntamos: “Deus está me pedindo para fazer isso ou eu estou inventando?” Descobri que um passo crucial em ouvir Deus é o que eu chamo de “ponto de obediência”, uma prática de ouvir, ouvir e obedecer, que tem me ajudado a afinar a minha capacidade de ouvir a voz de Deus. Não importa o quão pequeno seja o “empurrão”, ou quão silencioso seja o “sussurro”, eu imediatamente obedeço. Isso pode ser para chamar um amigo, desligar a televisão, ler um jornal, ler um livro, pedir perdão ou entrar num corredor diferente no supermercado. Não importa o que Ele diga, eu ouço e então obedeço. Através deste processo eu aprendo, muitas vezes, mesmo tentando e errando, como diferenciar entre o que estou sentindo e o que Deus está dizendo. As lições que eu aprendo por seguir o ponto de obediência despertam a minha audição. Agora eu posso ouvir o meu Amado mesmo quando as tempestades estão se levantando ou quando o silêncio é ensurdecedor.
O ponto de obediência deve ser alimentado pela Palavra de Deus. Ler sobre outros na Bíblia que já ouviram de Deus e obedeceram nos ajuda a confiar em Sua voz. Quanto mais nós lemos e oramos a Sua Palavra, mais nós vamos crescer na certeza da direção de Deus, ternura, conselho e caráter. À medida que aprendemos Seus caminhos, ele se tornará um modelo para seguirmos.
Anos atrás, eu me vi geograficamente removido da família, amigos, igreja e ministério … de tudo familiar… acima de tudo, a parte familiar. Em meio ao choro, eu perguntei a Deus: “Por quê? Por que Você me levou para longe de tudo e de todos que eu conheço? Qual é o propósito disso?” Sua resposta ainda ressoa no meu espírito: “E se eu te trouxe aqui apenas para que eu pudesse te ter pra Mim?” Naquele momento, eu me rendi ao plano de Deus para minha vida com um sentido renovado de maravilha  e perspectiva. Se eu não tivesse ouvido a voz de Deus no meio da minha tempestade, eu teria continuado debaixo de uma nuvem emocional sem um propósito claro.
O desafio cada um de nós enfrentamos na correria de nossas vidas é permanecer numa postura de ouvir a Deus. Às vezes, quando estamos falando com Deus, queremos apenas continuar falando, e não estar em silêncio. Mas a Bíblia nos instrui a fazer exatamente isso. Sofonias 1:7 diz: “Calem-se diante do Soberano Senhor.” Como intencional enquanto estamos em oração, Deus é tão intencional quanto o discurso. Se estamos falando, Deus não está. Temos que ficar em silêncio – “silêncio” –  para ouvir a Sua voz. Se não aprendermos a ouvir, podemos perder algo que Deus deseja dizer. Provérbios 8:6-7a diz: “Ouçam, pois tenho coisas importantes para dizer.”
Sem dúvida, a chave para ouvir Deus é o desejo de ouví-Lo e se submeter a Ele em obediência. Enquanto você se entrega a estas disciplinas alegres, você encontrará uma linguagem de amor que irá satisfazer os mais profundos lugares em você que Deus projetou apenas para você, Seu amado.

“No silêncio, Tu estás falando. No silêncio eu posso sentir o fogo e está queimando, queimando profundamente. Queimando, tudo o que você deseja é estar calado em mim.” Jason Upton

ORAÇÃO
Senhor, venho a Ti hoje para agradecer. Obrigado por estar presente comigo e pela oportunidade de caminhar contigo  todos os dias. Guia-me e eu Te seguirei. Eu quero ouvir a Tua voz, e eu declaro que eu vou obedecer se o Senhor falar. Senhor, abre os meus ouvidos, meu coração e minha mente para Ti. Leva-me numa viagem onde eu possa Te e experimentar tudo que Tu tens para mim. Eu quero saber tudo que Tu desejas me mostrar sobre quem Tu és e sobre quem eu sou. Em nome de Jesus, amém.

ATIVAÇÃO
Ouça músicas de adoração e entre em seu tempo com Deus através do louvor e adoração.
Faça da leitura da Palavra uma parte diária do seu tempo de silêncio.
Permita que Deus lhe mostre as coisas que você nunca viu antes.
Silêncio! Ouça Ele falar, e quando Ele falar, seja obediente com o que Ele está lhe falando.

Para um estudo mais aprofundado: 1 Samuel 3, Jó 42:4, João 10:1-30, Apocalipse 3:20-22.

2 respostas em “Dia 7 – O PONTO DE OBEDIÊNCIA

  1. Poxa, isso é TUDO que eu precisava ler, que eu procurava entender há algum tempo. Chegou o dia (risos). Esse devocional tem edificado muito a minha vida. Deus abençoe a sua vida! 😀

    • Aleluia!
      Glória a Deus, Tiago!
      Que bom saber q esse devocional tem te abençoado! Isso me motiva ainda mais a prosseguir com esse projeto!
      Que Deus continue a te abençoar nessa caminhada durante esse devocional!
      Forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s