Técnica Musical x Vida Devocional – por Ronaldo Bezerra

Graça e paz, galera!

Quero trazer para vocês mais uma parte da minha pesquisa com líderes de adoração, ministros, pastores da área, sobre a “Técnica Musical x Vida Devocional”.

Vocês vão conhecer mais sobre o assunto através do meu amigo, o Pr. Ronaldo Bezerra, e também vão conhecer um pouco do trabalho e ministério dele, que tanto abençoa a nação e que com certeza vai abençoar muito a sua vida, assim como abençoa sempre a minha! Vamos lá!

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Franklin Carlos: Estou fazendo uma pesquisa entre os músicos e líderes de louvor, e gostaria de saber a sua opinião sobre a técnica musical, e a unção de Deus sobre a vida dos músicos. Porque, em muitas igrejas aqui no Brasil muitos músicos se preocupam mais com a técnica musical e ignoram o tempo de estudo da Bíblia e oração, outros se dedicam a estudar a Bíblia, a oração, e não investem tempo estudando seu instrumento. O que você acha sobre isso?

Olá meu amigo, paz!

Essa questão da “Unção x Técnica” tem sido uma polêmica ainda em muitos ministérios. Com certeza, muitos músicos dentro da igreja querem saber o que é mais importante: Técnica ou Unção? rss… e parece que há uma “guerra” quanto esse assunto. Então a gente observa muitos sendo tendenciosos, radicalizam muitas coisas, e com certeza as coisas acabam não caminhando bem, pois não há conhecimento bíblico, bom senso e equilíbrio. Então o que penso, é que as duas coisas podem caminhar bem, com preparo, bom senso e equilíbrio. A Bíblia diz que devemos nos apresentar como obreiros aprovados (II Tm 2:15). Vejamos os 2 aspectos:

Aspecto espiritual (unção) – Todo músico precisa ter a consciência que a base de todo e qualquer ministério na casa de Deus é a vida no altar, a oração e a meditação. O que se pode esperar de alguém que não medita e não ora? A.W.Tozer disse: “Nunca ouça um homem que não ouve a Deus”. Um ministro que não ora e não medita, deixa de ser um homem de Deus para ser um profissional do púlpito. Se desejamos ter um ministério mais ungido precisamos entender que o endereço da unção está no altar do Senhor.

O músico precisa ter a consciência de que a Palavra de Deus é o instrumento divino que o torna apto para o ministério (II Tm 2:15). Ele precisa saber que o ministério de música é o ministério da Palavra cantada (Sl 119:54; 138:4). No antigo testamento, os levitas eram aptos porque eram homens da Palavra, profetizavam com seus instrumentos, tinham revelação da Palavra e visão da glória de Deus. Normalmente, quando ministravam, a glória do Senhor enchia a Sua casa (II Cr 5:13-14).

Aspecto Musical (técnica) – Infelizmente, muitos músicos cristãos, acabam usando frases prontas para justificar seu despreparo: “Deus conhece meu coração, e isso é o que mais importa”, “É para honra e glória do Senhor” etc. Mas no Salmo 33:1-3 diz: “Exultai, ó JUSTOS, no Senhor… Cantai-lhe um cântico novo, TOCAI BEM e com júbilo”, ou seja, o aprimoramento técnico e a qualidade do trabalho do músico estão condicionados a sua natureza de JUSTO. “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente” (Jr 48:10). Muitas vezes a congregação suporta em amor a falta de preparo e desafinação dos músicos.

É bem verdade que o ministério de música implica no compromisso de meditação e oração, mas também estudo, preparação, ensaio musical, vocal e instrumental. A Bíblia sempre mostra que os que faziam parte do ministério não eram quaisquer pessoas, que apenas tinha boas intenções, que “gostavam de cantar”, que estavam pra ajudar, pra tapar buraco… nãoooo… eram pessoas preparadas e aptas para esse serviço: “O número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto do Senhor, TODOS ELES MESTRES…” (I Cr 25:7). “E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número de HOMENS APTOS PARA A OBRA DO MINISTÉRIO…” (I Cr 25:1).

Muitos pensam que se ter muito preparo acaba “apagando” a atuação do Espírito na igreja. Este é um argumento equivocado, pois observo biblicamente, que quanto mais se havia preparo, mais Deus se manifestava poderosamente: II Cr 5:13-14.

Conclusão

Ter capacitação espiritual e também musical significa ser e estar habilitado pelo Espírito para prestar um serviço digno a Deus e a Sua Igreja. Muitos comprometem o andamento do ministério quando não desejam ter o compromisso com a excelência (nos 2 aspectos), e acabam ficando expostos diante da congregação. O objetivo é profetizar na medida em que os músicos estão sendo instruídos e preparados musicalmente e espiritualmente. Por fim, este serviço implica em compromisso, oração e jejum, bem como do estudo e preparo musical.

Espero poder ter ajudado em algo. Conte comigo ok? Qualquer coisa volte a falar comigo.

Grande abraço,
Ronaldo Bezerra

Site Oficial – www.ronaldobezerra.com.br
Myspace –http://www.myspace.com/ronaldobezerra
YouTube – http://www.youtube.com/ronaldoboficial

=================================================================

Biografia

Ronaldo Bezerra, 38 anos, pastor, músico, cantor, compositor e líder nacional do ministério de música da Comunidade da Graça. É casado com Simone Bezerra e tem dois filhos, o Ronaldinho e a Sophia.

É filho do pastor presidente Carlos Alberto de Quadros Bezerra e pastora Suely Brandoles de Quadros Bezerra da igreja Comunidade da Graça no Brasil.

Atuou como contra baixista em várias gravações ao lado de Adhemar de Campos e outros.

Em 1997, esteve no México cursando a Escola de Adoração de Marcos Witt (C.C.D.M.A.C.). Esta escola é destinada à formação de músicos e líderes.
Gravou sete CDs e um DVD, sendo o mais recente “Ronaldo Bezerra ao vivo” que reúne suas principais canções e participações de amigos como Adhemar de Campos, PG, Pregador Luo e outros.

Escreveu um livro intitulado “A Excelência da Adoração”, um material dedicado a pastores, líderes e músicos.
Possui participações especiais em mais de 20 álbuns, entre eles de Adhemar de Campos, Comunidade Carisma, Comunidade da Graça em Ubatuba, Kleber Ferraz, Turma do Printy, Atmosfera de Adoração, entre outros.
Seu ministério tem ultrapassado fronteiras, ministrando seminários e congressos em outros países como EUA, Inglaterra e Japão.

Seu ministério tem como objetivo levar a Palavra de Deus a todas as nações através da música.

*Biografia extraída do site oficial de Ronaldo Bezerra

Anúncios

4 respostas em “Técnica Musical x Vida Devocional – por Ronaldo Bezerra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s