Técnica Musical x Vida Devocional

Apresentação e Introdução

Há alguns dias eu comecei uma pesquisa baseada num assunto que eu estava presenciando ao meu redor, entre meus amigos. E é um assunto um tanto delicado para alguns, mas havendo um equilíbrio Deus nos leva a um denominador comum.

É um assunto que mexe com o coração de músicos, líderes de louvor e também pastores. Pois, tanto pastores quanto os membros de equipes de louvor desejam ver seus louvores muito bem executados, e também com muita unção. Mas todos se encontram num dilema a respeito desse assunto, e foi baseado nesse dilema que eu resolvi entrar em contato com alguns músicos, pastores-músicos [preciso falar assim], e líderes de adoração renomados no Brasil e no mundo, para saber o que cada um deles pensa a respeito de “Técnica Musical x Vida Devocional”.

Desde já, a minha opinião resumida sobre o assunto é que a técnica sem a unção não funciona, e do mesmo modo é a unção sem a técnica, é igualzinho à fé sem obras, ou seja, MORTA! Então, para mim se torna óbvio, que a técnica sem unção é morta, e me perdoem, mas a unção sem técnica também é morta! Dá pra entender? Pare e pense a respeito! A unção sozinha não faz nada, se quem a receber não fizer alguma ação.

Se nós, músicos, pastores, líderes de louvor, desejamos um louvor bem organizado e cheio da unção, é possível SIM! Mas é necessário que compreendamos que precisa haver uma harmonia e um equilíbrio entre as duas coisas. Mas isso exige algo chamado TEMPO. É necessário investir TEMPO em ESTUDO!

Quem aspira o pastorado vai precisar ESTUDAR pra isso. Quem deseja ser usado na pregação e ministração da Palavra, mesmo com o chamado para tal, é necessário gastar TEMPO ESTUDANDO, não apenas a Palavra em si, mas os detalhes, contextos, história, etc… Homilética, hermenêutica, grego, hebraico, geografia bíblica… Do mesmo modo, se o músico ou o líder de louvor deseja que sua música cause impacto, vai ter que ESTUDAR, definir suas prioridades, e digo mais, se o músico ou o líder de louvor deseja que sua música cause impacto e TRANSFORMAÇÃO na vida das pessoas, vai ter que investir tempo estudando sobre música e estudando a Palavra de Deus, orando e se relacionando com Ele através disso. Não existe outra forma!

Recentemente [em Janeiro] eu estive em Salvador-Bahia, fui ministrar na inauguração de uma de nossas congregações. E como eu tenho pessoas de aliança lá, esses amigos foram me ver e me buscar, porque após a programação eu iria diretamente para a casa deles e passaria dois dias com eles.

Durante uma de nossas conversas, começamos a relembrar o tempo em que morei com eles e ministrávamos juntos. E lembramos o que Deus fazia em nós e na igreja enquanto ministrávamos. Nós não conseguíamos ficar de pé. E toda a igreja era tomada pela presença e glória de Deus. Lembramos até de uma ocasião que ao iniciarmos a introdução de uma música, nós caímos diante de tamanha presença e glória de Deus. O baterista não agüentou tocar e se debruçou sobre a bateria, eu estava no teclado e vocal, e minhas pernas não agüentaram. A líder de louvor, muito quebrantada, também não agüentou, aos prantos nem chegou a começar a música. E assim, toda a igreja era contagiada, e tomada pela presença de Deus. E isso não acontecia uma vez só, era sempre. Sempre Deus fazia algo novo em nosso meio.

Mas por que isso acontecia? Simples! Em meio a essa conversa Deus me fez compreender que Ele derramava Sua presença sobre nós e toda a igreja, simplesmente porque Ele estava honrando a nossa disponibilidade, desejo e empenho em fazer o melhor para Ele nas duas áreas. Durante a semana orávamos e estudávamos a Palavra regularmente, e da mesma forma nos preparávamos tecnicamente, ouvindo e tirando cada música em seus detalhes, e também investindo em pesquisas e estudos na área. Sacrifícios sempre existiam, renúncias, desprendimentos. Madrugávamos de sábado para domingo, na casa do violonista, passando as músicas com ele, pois os horários de trabalho dele eram difíceis, e no domingo pela manhã as 7:30h já estávamos na igreja para a escola dominical.

Deus não me levou à Salvador apenas para ministrar na inauguração da nossa congregação ali, mas para me trazer à memória esses fatos e me esclarecer o porque dEle derramar tão grande poder sobre toda igreja durante nossas ministrações naqueles dias passados. Coisa que muitos ministérios de louvor desejam viver.

Agora me digam: Como Deus iria olhar esse nosso sacrifício, essa nossa disponibilidade em fazer o melhor para Ele, e não iria derramar de Sua glória nos momentos da ministração? Era o que mais queríamos, Sua presença e Sua glória se manifestando entre nós e através de nós, nos transformando, a cada dia, a cada reunião, a cada momento a sós com Ele.

Gente, isso é pra se pensar! E eu só falei dentro do campo óbvio natural, imagine se eu entrasse no campo bíblico, quando os levitas foram instituídos. A bíblia relata que eles eram mestres naquilo que faziam, eram os melhores. E a bíblia também nos chama para tocarmos bem, ou seja, fazermos o melhor.

Vocês verão cada resposta que eu obtive por meio dessa pesquisa. Pessoas diferentes, de lugares diferentes, de contextos diferentes, mas com a MESMA opinião e visão, ou seja, se esforçarem para fazer o melhor, o que chamamos de excelente, para Deus.

Que todos vocês sejam abençoados com essa série, e que cada pastor, músico, líder de louvor e ministros recebam de Deus essa compreensão e cuidem de equipar suas vidas e ministérios para oferecerem o melhor a Deus e também àqueles que recebem a mensagem.

Forte abraço!

Ouça uma prévia do meu cd, clique aqui e conheça um pouquinho do meu trabalho!

12 respostas em “Técnica Musical x Vida Devocional

  1. Disse tudo cubia….esse estudo é top…devemos ter tecnica + vida em adoração para o Senhor,buscando dar sempre o melhor do melhor ao melhor!!não tem jeito tem que andar os 2 juntos!!
    amei!=D
    Deus continue te abençoando,tamo junto!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s