Não deixe a solidão te engolir!

pai-amigo

“Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só.”   Amyr Klink

Shalom galera!

Semana passada eu me deparei com uma situação que me fez pensar porque a solidão tem atingido muitos jovens. Se pararmos pra pensar logicamente, normalmente e geralmente os mais idosos são propensos a se sentirem sozinhos.

Bem, dois amigos meus, que não se conhecem, me procuraram no mesmo dia dizendo que estavam se sentindo sozinhos. E eu os perguntei pelos amigos deles, e ele me disseram que não tinha amigos próximos a eles que pudessem realmente estar ao lado deles, alguém que eles pudessem confiar. Mas eu ainda prefiro acreditar que eles têm amigos, mas às vezes as pessoas têm momentos agudos de carência afetiva e acabam querendo mais do que os outros podem oferecer.

Daí eu pergunto: Qual será o conceito de amizade, companhia e reciprocidade que essas pessoas têm?

Observando e pensando nessas questões eu resolvi conversar sobre o assunto com uma das pastoras da minha igreja e eu fiquei atento para algumas coisas:

1-    A pessoa que se sente sozinha deve procurar a raiz, o porquê de estar se sentindo só.

Porque há alguns fatores, e podem ser eles internos ou externos. Um dos fatores internos é que a pessoa muitas vezes se auto-isola, até mesmo inconscientemente. Também no meio de uma multidão a pessoa se sente sozinha. E um dos fatores externos é que a pessoa realmente pode estar sendo rejeitada pelos outros.

2-    A pessoa que se sente em solidão deve buscar forças no Senhor e clamar por cura. A pessoa deve tomar uma atitude, porque parada é que não dá pra ficar. A presença de Deus, a companhia dEle está disponível para todos aqueles que desejam, mas às vezes O deixamos por último.

Eu acho praticamente impossível alguém não ter pelo menos um amigo, alguém por perto.

Quero dizer que eu também já passei por momentos de solidão profunda na minha adolescência, mas o que mudou foi que eu decidi fazer alguma coisa, eu decidi me levantar antes que a solidão me engolisse.

Diante de tudo isso eu deixo algumas perguntas para pensarmos:

– Qual o nível de afeto queremos receber? É mais do que o outro pode dar?

– Qual o real motivo de estarmos nos sentindo assim?

– Porque não tomamos uma atitude de nos levantarmos? Será que é porque também gostamos de ter a dor da solidão como de estimação?

– Sei que as pessoas são importantes, mas vale a pena alimentar a dor que causaram ao nos deixarem só?

– Temos recebido o amor e a companhia que Jesus, nosso amigo, tem nos oferecido em todo tempo?

Bem, é isso! Só desejo que você e eu recebamos a companhia que o Senhor tem nos oferecido e que possamos abrir os nossos olhos porque existem pessoas ao nosso redor. Não permita que a solidão venha a te engolir!

Deixo pra você essa canção linda do Delirious, cantada em português pela Heloísa Rosa.

================================================================================

Que Amigo Encontrei

Que amigo encontrei, mais chegado que um irmão
Teu toque já senti, foi mais intimo de todos.

Jesus, Jesus, Jesus Amigo eterno
Jesus, Jesus, Jesus Amigo eterno

Que esperança encontrei, mais fiel que uma mãe
Meu coração partiria, se eu perdesse esse amigo.

Jesus, Jesus, Jesus Amigo eterno
Jesus, Jesus, Jesus Amigo eterno

8 respostas em “Não deixe a solidão te engolir!

  1. Eu tenho vc!!! tenho meu pandinha!! rsrs minha líder!

    Tenho pessoa maravilhosas!!! fora q eu tenho como melhor amigo o Espirito Santo neh? rsrsrs

    bjooo

  2. Pois é amigo… eu já me deparei diversas vezes assim nessa situação de solidão. Mas eu percebi que eu estava errado, eu mesmo não deixava me aproximar das pessoas… mas Deus tem me moldado, e graças a Ele eu tenho amigos abençoados.

    xD

Deixe um comentário

