O código da honra

password-icon

 

Shalom galera!

Este fim de semana foi repleto das maravilhas de Deus, a começar por uma experiência um tanto profunda que tive ao busca-Lo na madrugada de sábado. Tudo começou por causa de um vídeo que um amigo pediu que eu assistisse, a ministração “Fly” do Jason Upton. Ao assistir Deus ministrou profundamente ao meu coração, e cada palavra eu senti o próprio Deus dizendo a mim e foi um fator decisivo pra minha vida, onde eu precisava receber aquelas palavras para que eu pudesse romper com alguns impedimentos em mim e naquilo que o Senhor me chamou para fazer.

Houve também o Seminário de Honra na minha igreja, o qual pude ter a oportunidade de ministrar adoração nos 2 dias (sábado manhã e tarde, e domingo manhã e noite), onde Deus me levou a um nível mais alto. E quanto mais eu bebia e aprendia sobre honrar, mais o Senhor me elevava.

Quero compartilhar um pouco sobre o que é honrar e os benefícios que isto traz.

Segundo o dicionário, honrar quer dizer demonstração de respeito, enobrecer, prestar veneração. Isto já diz praticamente tudo. E para um caráter que honra, o segredo é a fidelidade, e isto não depende de merecimento ou se somos honrados. Na Palavra de Deus, o próprio Jesus diz em Mateus 20:26-28, “Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser se tornar grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiserser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” Assim como Ele, não procuremos honras, até porque nós não estamos aqui para isso, mas estamos aqui para honrar, para servir. Mas não servir apenas aqueles que nos servem, mas servir tembém aqueles que não nos servem. Nossa caminhada aqui não é em busca da honra, mas para honrar.

Um exemplo de honra em vários níveis é Jó. Se pararmos para analisar, Jó era conhecido no mundo espiritual, isso porque ele tinha o código da honra na vida dele e Deus o conhecia justamente por causa desse código. Em Jó 1:1 está o segredo, “Jó era um homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.” Jó era honrado por sua família, por seus servos, por seus amigos. Mas isso porque Jó honrava a Deus, e Deus também o honrou. Honra não é promover uma pessoa, é reconhecer, valorizar, caminhar com ela com respeito e fidelidade. Assim como foi com Jó, todas as vezes que honramos uma porta de acesso se abre para nós.

Precisamos saber de uma coisa, posição e títulos não é honra. Posição e títulos podem ser comprados, mas a honra não tem preço. Ser servo é entrar no princípio da honra. Todo pecado é desonra.

“Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.” I Sm. 2:30

Existem alguns níveis de honra, alguns deles são:

Honra a Deus

“O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor?” Ml. 1:6

“Dai ao Senhor, ó famílias dos povos, dai ao Senhor glória e força. Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios. Adorai ao Senhor na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra.” Sl. 96:7-9

Honra aos pais

“Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.” Mt. 15:4

Honra espiritual (que está ligada a honrar os sacerdotes)

“Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.” Ml. 2:7

“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas;” Hb. 13:17

Há muito para se falar sobre honra, mas eu sei que você foi abençoado com esta porção. Eu resumi bastante tudo que eu aprendi a esse repeito neste fim de semana.

Honre, seja servo! Honre seus amigos, honre seus irmãos, ame-os. Lembre-se que o código da honra é a fidelidade. É assim que grandes alianças são feitas, sou prova viva disso. E outra coisa, honre sem interesses. Se você for desonrado, Deus levanta pessoas pra te honrar, e eu sou prova viva disso também.

Um forte abraço!

Anúncios

2 respostas em “O código da honra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s