Aos Líderes de Jovens – Dicas para congressos – Passo 1 – Escolhendo um tema

Shalom galera!

Devido a grande procura sobre o assunto aqui em meu blog, darei algumas dicas sobre como organizar e montar um congresso para jovens. Chegou a hora!

Bem, minha igreja já tem um histórico um pouco extenso no quesito organização de congressos. Começamos em 2002, com o 1º Congresso de Mulheres onde trouxemos a Pra. Ludmila Ferber e sua equipe [que até hoje está conosco anualmente], e foi um desafio para toda equipe, pois tivemos de correr para providenciar um bom local, que acomodasse um bom número de pessoas, decoração, lanchonete para os intervalos durante as ministrações, stands de vendas de cds, livros e outros artigos interessantes. Tem também o aluguel de uma ótima aparelhagem de som, pois isso é muitíssimo importante. Os ouvintes, desejam ouvir tudo com qualidade, e os convidados que irão ministrar também necessitam de uma boa estrutura de som, para ministrarem sem “dor de cabeça”, com tranqüilidade e excelência.

Realmente tudo isso é um grande desafio, mas uma das coisas primordiais é buscar a direção da parte de Deus para um tema. E para isso eu sugiro que vocês, líderes de jovens, observem bastante a juventude que você lidera, a juventude cristã em geral e a juventude secular. Faça uma pesquisa de comportamento, reações e situações que essa juventude passa e enfrenta diariamente. A partir daí, creio que Deus irá te dar muitas idéias para temas e ministrações que irão compor o tema central do congresso.

Líderes, estejam atentos ao seu redor, observe, interaja com a juventude, alcance o coração deles. Vale lembrar que é de grande importância e muito louvável que o congresso seja um atrativo para os jovens, onde eles irão aprender mais da Palavra e se fortalecer mais no Senhor.

Esta é uma das dicas, aliás, a primeira. Virão outras aí pela frente.

Espero ter ajudado a você e também que Deus te dê a melhor direção para organizar seu congresso de jovens.

Grande abraço!

Me encontrem no Facebook  >>>  facebook1

37 respostas em “Aos Líderes de Jovens – Dicas para congressos – Passo 1 – Escolhendo um tema

  1. Olá!
    Gostei das sugestões, mas quero saber se vcs tem alguma coisa para congressos internos destinados ao público local de uma igreja.

    Abraço

    Hellen Valléria

    • Oi Hellen!
      Todas essas dicas vc pode redimensionar para um congresso interno!
      Mas vou colocar mais dicas aqui, fica ligadinha!
      Deus abençoe!

    • Oi Emerson, a paz!
      Logo logo vou dar mais dicas. Inclusive recentemente, há 2 semanas, realizamos o nosso 4º congresso de jovens!
      Então fica ligado q a qualquer momento vou postar aqui!
      Abraço, Deus abençoe! =)

  2. paz meu irmão, eu gostei muito da sua dica pois e a primeira vez que eu faço um congresso de jovem e estou perdidinho porisso estou aqui olhando estas dicas para que eu possa fazer um congresso. se o irmao puder me ajudar nas dicas eu agradesso pois tem muita coisa pra fazer

    • Paz, irmão!
      Obrigado por visitar e por apreciar a publicação!
      Vc pode seguir essas dicas e também tem o passo 2 que já publiquei aqui, com certeza seguindo essas dicas com atenção vc vai realizar o congresso com eficiência! E primordialmente exercitar a fé e com muita oração que é a base!
      Leia o passo 2, q tem fatores importantes pra vc trabalhar para a realização do seu congresso!
      Deus abençoe e qualquer dúvida pode perguntar aqui!

  3. A PAZ QUERIDO, MEU MARIDO E EU FOMOS LEVANTADOS POR DEUS E POR NOSSOS PASTORES COMO LIDERES DE JOVENS, PORÉM VEMOS MUITO DESINTERESSE DOS MESMOS NA PARTE ESPIRITUAL… SÃO JOVENS NÃO MUITO MADUROS NESTA ÁREA. GOSTARIAMOS DE IDÉIAS PARA SOMAR COM NOSSOS PLANOS. POIS COMEÇAMOS AGORA, E SERIA MUITO BOM SE O IRMÃO PUDESSE NOS AJUDAR. DESDE JÁ AGRADEÇO. A PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEJA CONVOSCO.

    • A paz, querida!
      Bem, todo trabalho inicial e ainda mais com jovens é difícil, mas com o tempo se torna prazeroso pois é uma turma com bastante força!
      Um dica que eu posso dar pra vcs pra iniciar é tirar um dia para vcs orarem com esses jovens e crer que o Espírito Santo atrairá o coração desses jovens para Ele. E a parte de vcs é serem amigos e motivadores deles.
      Separem um dia fixo na semana, e façam uma reunião de oração, uma reunião informal, e vcs podem incentivar e desiginar para q cada semana alguém compartilhe a palavra, vcs descobrirão grandes potenciais! Daí vão surgir muitas coisas! Oração é a base, comecem por aí! Já deu certo, em nome de Jesus!
      Qualquer dúvida, podem perguntar aqui!

  4. eu já estou com um tema em mente, Jovens despertando para o avivamento. o que posso fazer a partir desse tem? se tiver alguma idéia e puder me ajudar agradeço que Deus abençoei vocês

    • Oi Débora!
      Que maravilha! E mais ainda pq o tema do congresso de jovens da minha igreja local esse ano foi exatamente esse: “Jovens Despertando Para o Avivamento”.
      E esse está sendo o tema q aminha igreja está trabalhando durante esse ano, com essas palavras mesmo “Despertando Para o Avivamento”.
      Bem, a partir desse item vc pode começar a pesquisar sobre a história dos avivamentos, a história dos avivalistas e estude a definição real de avivamento. Tipo: O q é avivamento?
      A partir daí, Deus vai começar a te direcionar mais claramente e te levar mais profundamente!
      Espero ter ajudado. Deus abençoe!

  5. Parabens pelo seu blog abençoado que Deus continue te capacitando mais e mais , e quando tiver umas diquinhas envia por email pra mim estou iniciando agora com os jovens e estou um pouco insegura .

    • Oi Wallacy!
      Olhe, pra vc escolher um tema vc precisa estar atento à realidade de seus jovens. Observar o q Deus tem feito e falado entre vcs, se ligar tb naquilo q vc tem visto q eles têm mais necessidade, e claro orar para q venha de Deus a direção.
      Abraço!

  6. A paz do Senhor, sou lider de jovens na minha igreja estamos programando um congresso e essas dicas me ajudarão muito e se vc tiver + dicas me envie por email obrigado

      • Olá Silenice!
        Te encorajo a observar as necessidades, principalmente espirituais, dos jovens de sua igreja local.
        Mas uma boa dica é algo q desperte os jovens a buscar a Deus, algo q a faça com q eles amem o Senhor.
        Abraço e q Deus te abençoe com a melhor direção!

  7. Sem duvida é uma missão organizar um congresso jovem, eu participei de 6 congresso jovem ajudava na organização mais não tinha responsabilidade com pregador cantores até que mudei da cidade onde morava e onde cheguei foi me entregue a difícil missão de liderar os jovens a começar com o primeiro congresso que eu teria que organizar, eu era apenas uma jovem de 20 anos não foi fácil de principio só pensava em chorar, não pelos jovens apesar que eles se demonstravam desanimados e sem interesse para orar , esse é um segredo pode ter a decoração mais linda e luxuosa do mundo o fardamento bordado com ouro mais se não tiver oração não haverá curas, milagres e o mover do espirito santo no quebrantamento dos coração, não haverá fruto , então o congresso aconteceu mais eu não fiquei satisfeita, motivei os jovens a trabalhar e levar uma vida em oração, conquistei o pedacinho de terra deles e criamos o relógio de oração em prol das causas que necessitávamos, muitos tinham sede do batismo com espirito santo, e começamos a trabalhar montar bazar para a recadar dinheiro, o tempo todo eu procurei trabalhar em cima do tempo adoração, onde tem aquela passagem bíblica que fala ” Que Deus procura adoradores que adorem o pai em Espirito e em verdade” procurei hinos no tema , mais esse não era o querer de Deus, eu estava dormindo e Deus me revelava através de sonho tema o que ele de fato queria, era um despertamento não só pros jovens mais para toda a igreja então o tema foi baseado no livro de Apocalipse que diz assim ” Guardar o que tens para que ninguém tome a tua coroa” e ensaiamos hinos no tema também e foi uma benção de Deus dessa vez chorei muito mais foi de contentamento porque da forma que u tinha sonhado aconteceu e acredito que foi o que Deus sonhou também, nesse dia se converteram 10 pessoas e até hoje trabalham dando fruto na obra.
    Deus seja sempre louvado

  8. Deus os abençoe abundantemente no Senhor Jesus!
    Que este site nunca saia de circulação.
    Propagando sempre coisas boas para a glória de Deus.

    Irmão Roserval. Ass. de Deus.

Deixe um comentário

